CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

01 outubro 2012

9 Os 12 filhos de Jacó e as 12 tribos de Israel



 



Verso da Bíblia:   Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. 
Gênesis 32:28
Escritura da Bíblia: Gênesis 30 e 32 




Lição: (Após a revisão ...) Hoje nós vamos começar com Abraão e depois vamos saltar para Jacó e as 12 tribos de Israel. 




Quando Abraão tinha 99 anos, Deus apareceu para ele. Embora Abraão não tinha filhos, Deus lhe disse "Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.


E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. 

Gênesis 15:5-6."
(Explique sobre os descendentes)
 Ele acreditava no que Deus disse a ele. Ele disse que Abraão seria "um pai de muitas nações". Nações e os reis viria de seus descendentes.
 E, como Deus prometeu, Abraão e Sara tiveram um filho chamado Isaque.

Isaque casou com Rebeca e tiveram gêmeos chamados Jacó e Esaú. Nós vamos passar a maior parte do nosso tempo a falar de Jacó e sua família hoje, porque através de Abraão a Jacó, Jesus nasceu.

Jacó teve 12 filhos. Olhando para o nosso quadro, temos Jacó e seus 12 filhos, do mais velho (Ruben) para o mais jovem (Benjamin).

Vamos falar sobre José. Jacó amava José seu 11 º filho mais que os outros filhos, e ele deu-lhe uma túnica de várias cores. Todos sabiam sobre o sentimento de Jacó por José. Seus irmãos eram tão ciumentos que colocá-lo em um poço, e quando alguns comerciantes chegaram, eles venderam José por 20 moedas de prata.
José acabou no Egito e fez o que Deus queria , e ele era segundo no comando depois do governador. Seus irmãos foram para o Egito e depois de um tempo, José lhes disse quem ele era José e pode ver seu pai Jacó novamente.
 José teve dois filhos chamados Efraim e Manassés. 

Vamos olhar o quadro novamente. O título é Os 12 filhos de Jacó. Isso é fácil de entender. [Gênesis 32:22-31] Uma noite, Jacó lutou com um homem. Quando era quase de manhã, Jacó descobriu que ele estava realmente lutando com um anjo de Deus e o anjo disse-lhe que28 "Seu nome não será mais chamado Jacó, mas Israel". Agora, vamos mudar o nome de Jacó para Israel. (Texto original significa anjo, mensageiro de Deus. Esta é uma das escrituras que deverá ser usada para ensinar às crianças que os anjos não têm asas. Se o anjo tinha asas, Jacó teria visto, mas ele sabia com quem ele estava lutando. )

Eventualmente, a terra prometida foi dividida. Moisés e Josué, fazendo exatamente o que Deus queria, foram os que tomaram decisões finais sobre que a terra que receberam.

Levi foi considerado o sacerdócio e tomou conta de todos os deveres religiosos. Ele teve que cuidar do tabernáculo e tudo dentro dele.  Então, a ele não foi dado parte da terra. Então, Vamos tira-lo do quadro também.

José foi considerado um patriarca e recebeu mais de uma honra,  ele não foi dado parte da terra. Um patriarca é um  homem que governa uma família, clã, tribo ou etc. Vamos tira-lo do quadro também.

Agora temos dois lugares vazios! Além disso, uma vez que cada pessoa foi dado uma parte da terra,  eles tiveram grupos inteiros de famílias, que viviam com eles, e as famílias eram grandes na época, e era chamada de tribo. Assim , vamos derrubar 12 filhos, pois sabemos que cada um dos 12 filhos não teve a parte da terra, e nós vamos mudá-lo para as 12 tribos de Israel.

Nós não terminamos ainda, porém, sabemos que havia 12 Tribos.Como José era considerado um patriarca, a ele não foi dada uma porção de terra, as porções foram dadas a seus filhos. Então, vamos adicionar dois filhos de José Efraim e Manassés ao quadro para completar os 12 homens.

É assim que passou dos 12 filhos de Jacó para as 12 tribos de Israel.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Deixe um comentário.