CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

01 outubro 2012

8 Os Irmãos "Consciência Culpada"

Então os irmãos de José não o reconheceram e foram curvando-se diante dele. Eles estavam pedindo comida, desde que houve uma grande fome em toda a terra. José estava no comando agora, porque Deus interpretou o sonho do Faraó por intermédio de José. José armazenada uma grande quantidade de alimentos durante os bons anos, porque ele sabia que a fome estava chegando. Ele olhou para seus irmãos e se lembrou do sonho que tinha quando era apenas uma criança. 

"Você diz que você veio ao Egito para comprar comida?" José disse duramente como os irmãos assentiram sim. “Eu não acredito em você”! Acho que vocês são 10 espiões enviados aqui para ver a terra e roubar a nossa riqueza. “José resmungou”. 
“Não, não, realmente senhor”. Estamos aqui apenas 10 irmãos que querem comprar comida. Nosso pai e irmão ainda estão em Canaã esperando por nós. Tínhamos mais um irmão, mas ele não está mais com a gente. “Eles disseram humildemente”. 
"Se você está dizendo a verdade, deixará um de seus irmãos aqui na prisão e trará o seu irmão mais novo." José disse. "Você vai sair com o alimento para sua família, mas este" apontou José a Simeão, "vai ser deixado para trás até voltar com o seu irmão mais novo.”. 
"Por favor, senhor!" Ruben implorou. "Nosso pai não enviar nosso irmãozinho junto com a gente por causa do que aconteceu com o nosso outro irmão (José). Ele iria matá-lo se algo acontecesse com ele.”.
José lembrou-se como seus irmãos jogaram em um poço, e o venderam como escravo para comerciantes. Seus irmãos pensavam que José estivesse morto. Se eles soubessem que estavam falando com tal, eu me pergunto o que teria feito. 
"Vá!" José ordenou. "Ou serão todos presos!”. 
Simeão foi preso na frente de seus irmãos. Os irmãos compraram sua comida e foram para casa. 
No caminho de volta para Canaã, Judá parou para tirar algo de sua mochila que estava em seu burro. Ele ficou chocado quando viu que a prata que ele havia usado para comprar alguns dos alimentos, estava de volta em sua mochila! 
"Como pode ser isso?" Judá gritou.
"O que?" Seus irmãos responderam. 
"Olhe!" Ele estendeu a prata. "É toda a prata que eu paguei a nossa comida!”. 
Os irmãos foram todos morrendo de medo agora. Através de algum tipo de erro, Judá acabou com a prata. Quando Faraó descobrisse sobre isso. eles sabiam que não seria bom. Faraó acusá-los de roubar e serem mortos ou presos. Eles pensaram que eles estavam sendo punidos por vender José. Eles não tinham ideia de que José havia dito a seus servos para colocar toda a prata que os irmãos haviam trazido com eles para comprar comida de volta em seus pacotes de viagem. 

Quando chegaram a casa e estavam descarregando suas coisas na frente de seu pai, Jacó, eles viram que todos os seus pacotes estavam cheios de prata! 
Jacó gritou de medo. "O que você fez?" E rasgou as suas roupas. (Isso foi um sinal de sofrimento naqueles dias. Eu acho que a mãe ficaria louca se rasgasse sua roupa cada vez que ficasse chateado. Você não?). 
"Nós não fizemos isso pai!" Os irmãos responderam. 
Mas em suas mentes, os irmãos ainda estavam pensando que Deus estava punindo-os pelo que eles tinham feito a José. 
"Nunca!", Disse Jacó. "Eu perdi José há 13 anos  Agora eu perdi Simeão! Não há nenhuma maneira que Benjamin vai ao Egito! Eu não vou perdê-lo também!”.
Judá disse: "Eu não vou voltar para você, se algo acontecer com ele. Você tem a minha palavra meu pai.”.
Depois de semanas e semanas de discussão, a família estava sem comida novamente. Finalmente Judá bateu o pé. "Poderíamos ter estado lá e voltar duas vezes no tempo que nos levou para resolver isso. Vamos pai. Benjamin a salvo comigo!”. 
Finalmente Jacó disse tudo bem, mas ele fez-lhes tomar dupla prata e alguns presentes com eles. Os irmãos, com Benjamin, voltaram ao o Egito. Para enfrentar José novamente.

Você já fez algo errado e, então, sentiu que Deus estava castigando você. É assim que os irmãos de José se sentiram. Deus está no controle de tudo, isso é verdade, mas muitas vezes estamos sofrendo as consequências de nossa própria decisão de fazer a coisa errada. Quando alguém vai para a cadeia por roubar um banco, que não é Deus punindo. É a consequência de uma má escolha. Todos nós fazemos escolhas ruins. Coisas que sabemos que estão erradas. Coisas que nós sabemos que Deus não gosta. Deus não gosta de nós ver fazendo más escolhas, porque Ele sabe que há consequências. Ele quer o melhor para nós. Quanto tempo perdemos desobedecendo a Deus? E quanto tempo nós nos dedicamos para obedecer a Deus?
Isso é o que Ele quer.

9 Os 12 filhos de Jacó e as 12 tribos de Israel



 



Verso da Bíblia:   Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. 
Gênesis 32:28
Escritura da Bíblia: Gênesis 30 e 32 




Lição: (Após a revisão ...) Hoje nós vamos começar com Abraão e depois vamos saltar para Jacó e as 12 tribos de Israel. 




Quando Abraão tinha 99 anos, Deus apareceu para ele. Embora Abraão não tinha filhos, Deus lhe disse "Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.


E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. 

Gênesis 15:5-6."
(Explique sobre os descendentes)
 Ele acreditava no que Deus disse a ele. Ele disse que Abraão seria "um pai de muitas nações". Nações e os reis viria de seus descendentes.
 E, como Deus prometeu, Abraão e Sara tiveram um filho chamado Isaque.

Isaque casou com Rebeca e tiveram gêmeos chamados Jacó e Esaú. Nós vamos passar a maior parte do nosso tempo a falar de Jacó e sua família hoje, porque através de Abraão a Jacó, Jesus nasceu.

Jacó teve 12 filhos. Olhando para o nosso quadro, temos Jacó e seus 12 filhos, do mais velho (Ruben) para o mais jovem (Benjamin).

Vamos falar sobre José. Jacó amava José seu 11 º filho mais que os outros filhos, e ele deu-lhe uma túnica de várias cores. Todos sabiam sobre o sentimento de Jacó por José. Seus irmãos eram tão ciumentos que colocá-lo em um poço, e quando alguns comerciantes chegaram, eles venderam José por 20 moedas de prata.
José acabou no Egito e fez o que Deus queria , e ele era segundo no comando depois do governador. Seus irmãos foram para o Egito e depois de um tempo, José lhes disse quem ele era José e pode ver seu pai Jacó novamente.
 José teve dois filhos chamados Efraim e Manassés. 

Vamos olhar o quadro novamente. O título é Os 12 filhos de Jacó. Isso é fácil de entender. [Gênesis 32:22-31] Uma noite, Jacó lutou com um homem. Quando era quase de manhã, Jacó descobriu que ele estava realmente lutando com um anjo de Deus e o anjo disse-lhe que28 "Seu nome não será mais chamado Jacó, mas Israel". Agora, vamos mudar o nome de Jacó para Israel. (Texto original significa anjo, mensageiro de Deus. Esta é uma das escrituras que deverá ser usada para ensinar às crianças que os anjos não têm asas. Se o anjo tinha asas, Jacó teria visto, mas ele sabia com quem ele estava lutando. )

Eventualmente, a terra prometida foi dividida. Moisés e Josué, fazendo exatamente o que Deus queria, foram os que tomaram decisões finais sobre que a terra que receberam.

Levi foi considerado o sacerdócio e tomou conta de todos os deveres religiosos. Ele teve que cuidar do tabernáculo e tudo dentro dele.  Então, a ele não foi dado parte da terra. Então, Vamos tira-lo do quadro também.

José foi considerado um patriarca e recebeu mais de uma honra,  ele não foi dado parte da terra. Um patriarca é um  homem que governa uma família, clã, tribo ou etc. Vamos tira-lo do quadro também.

Agora temos dois lugares vazios! Além disso, uma vez que cada pessoa foi dado uma parte da terra,  eles tiveram grupos inteiros de famílias, que viviam com eles, e as famílias eram grandes na época, e era chamada de tribo. Assim , vamos derrubar 12 filhos, pois sabemos que cada um dos 12 filhos não teve a parte da terra, e nós vamos mudá-lo para as 12 tribos de Israel.

Nós não terminamos ainda, porém, sabemos que havia 12 Tribos.Como José era considerado um patriarca, a ele não foi dada uma porção de terra, as porções foram dadas a seus filhos. Então, vamos adicionar dois filhos de José Efraim e Manassés ao quadro para completar os 12 homens.

É assim que passou dos 12 filhos de Jacó para as 12 tribos de Israel.



























10 As 10 pragas do Egito






07 UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO




Gênesis 37, 39