CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

22 outubro 2012

2 - PAIS E FILHOS: INTRODUÇÃO





Esse trabalho limita-se a tratar de algumas questões envolvendo o relacionamento entre pais e filhos, e de que forma o aconselhamento cristão pode ajudar a resolver problemas e conflitos nesta área. Não serão abordadas nesta monografia questões referentes à faixa etária, ou idade de pais e filhos, mas de uma forma geral analisar alguns problemas que tem trazido sofrimento para dentro dos lares de muitas famílias cristãs.
 Essa reflexão será feita levando-se em conta a realidade atual e as dificuldades que pais enfrentam na criação de filhos, a opinião de diversos autores sobre o assunto e principalmente a luz do que a Palavra de Deus ensina sobre o relacionamento familiar e a educação de filhos.
O objetivo desse trabalho será triplo: Primeiro, analisar a situação atual do relacionamento entre pais e filhos. Olhando para a família como o lugar onde as pessoas aprendem a se relacionar conforme os modelos ali oferecidos e como isso pode influenciar na vida e no futuro dos relacionamentos da criança. Bem como destacar algumas características dessa relação que tem deixado muitos pais e filhos frustrados e perdidos e suas funções dentro da família. Também chamar a atenção para algumas causas e conseqüências que estão ocorrendo no contexto dessa relação familiar.
O segundo objetivo é fazer uma análise bíblica e teológica da família cristã levando-se em contas a implicações contidas na bíblia e que tratam do assunto envolvendo o relacionamento entre pais e filhos.
E por ultimo, tem como objetivo principal fornecer algumas orientações em como o Aconselhamento cristão pode ser útil para resolver problemas e conflitos nessa relação. Destacando como a igreja pode ser um instrumento para auxiliar a família a melhorar seus relacionamentos e como prevenir alguns desses problemas e conflitos. 
Também chamando especial atenção para a analise e implantação de alguns princípios bíblicos que regem o relacionamento entre pais e filhos e que estão sendo negligenciados em muitas famílias em geral, e inclusive por famílias cristãs, mas que serão úteis e essenciais para os que desejam ter um relacionamento familiar mais harmonioso e saudável.
Como se deseja neste trabalho fornecer ferramentas para ajudar em especial famílias cristãs, a metodologia utilizada será da teologia bíblica. Sendo que se buscou em uma vasta bibliografia, em especial de autores cristãos, que atuam na área do aconselhamento familiar e da psicologia apoio e opiniões que visam contribuir e enriquecer o conteúdo. Contudo o maior interesse está em buscar nas Sagradas Escrituras, e através delas apresentar orientações, em forma de aconselhamento cristão, que venham auxiliar e fortalecer o relacionamento entre pais e filhos. 


"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família."
Léon Tolstoi

PAULO MIGUEL AGUILAR


continua...