CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

22 outubro 2012

4 - PAIS E FILHOS: Relacionamento e família





1.1.1. Relacionamento e família.

  O desenvolvimento da vida do ser humano se dá através de seus relacionamentos. O ser humano não pode viver isolado. Para Poujol (2005, p. 29): “Pela família, escola, casamento, profissão, desde o nascimento e até a morte, sua vida desenrola-se num campo social em coexistência com os outros” e a isso chamamos de relacionamento. Paul Lewis falando nesse sentido afirma que:
“Dentre as habilidades essenciais da vida, poucas são mais importantes do que saber criar e manter boas amizades. Tanto com Deus quanto com aqueles que convivem conosco, os relacionamentos são a matéria-prima para esculpirmos a auto-estima e uma vida feliz. Eles afetam grandemente nosso desenvolvimento pessoal e mantêm firmes os laços familiares” (Lewis, 2006, p. 29). 
.
Lewis ainda afirma que tanto estudos sociológicos quanto o bom senso dizem que o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis por parte dos filhos, depende em grande parte do modelo que os pais exibem para eles: como se tratam como marido e mulher, como resolvem conflitos e expressam alegrias, ou seja, dependerá em grande parte do exemplo e do que os pais transmitem aos filhos através das experiências da vida. 
Schneider-Harpprecht afirma que:  
“O ser humano é o ser falante que vive a partir da relação com os outros buscando satisfazer suas necessidades de auto-sustentação física, psíquica e social (...) isso move o ser humano a desenvolver sistemas sociais como a família, o Estado, a escola e a Igreja, cuja estrutura e cujas regras o protegem contra a irrupção do caos social, da anomia.” (1998, p.309-310)

Sathler-Rosa (2004, p. 124) chama a atenção para o fato de que “a ênfase é dada aos relacionamentos porque tanto a antropologia bíblica como diversas correntes psicoterápicas contemporâneas reconhecem a importância dos relacionamentos para a formação de personalidades equilibradas”. Entende-se, portanto, que sendo o relacionamento importante e vital na vida e no desenvolvimento da pessoa, cabe destacar que as primeiras formas ou modelos de relacionamento acontecem no seio da família, entre pais e filhos. 
Toda a vivência do ser humano está relacionada com a família. Para Ramos (1997,  p. 39) “A família aparece como o lugar originário e básico da vida humana de cada indivíduo. É nela que ele vem ao mundo, cresce, desenvolve-se, torna-se pessoa adulta, vive, realiza, trabalha, se relaciona, se perpetua e, normalmente morre”. 
Ramos ainda descreve a família como: 
 “Um grupo de interação mútua, formado pelos diversos membros, cada um em seu lugar e com suas funções características, insubstituíveis e intransferíveis. Todos colaboram com o grupo a partir de si mesmos e nos diversos planos: físico, afetivo, econômico, social, educativo... todos dão e todos recebem. É a família que oferece a  ajuda necessária a cada um. Ajuda mútua, com certeza.” (p. 40,1).

Um sinônimo de família é lar. Pode-se dizer que lar é o lugar de convivência e relacionamento da família. Corrêa (1970, p. 154,5) explica que “lar é um termo de origem latina, que inicialmente designava o lugar na cozinha, onde se acendia o fogo para cozer ou preparar o alimento. Por extensão veio a significar a casa, o domicílio, a família.” Segue ainda destacando que a lareira é um termo derivado de lar usado para designar o lugar onde se acende o fogo para aquecer o ambiente da família, no inverno rigoroso. Os termos lar e lareira dão à idéia de fogo, de lume, de calor e aquecimento, deduzindo então que “o lar deve ser um ambiente de calor humano e divino, de claridade, de amor, de paz, de bem estar e de felicidade!” Lugar onde os integrantes da família se sentem bem e seguros em estar, onde suas carências e necessidades são supridas.
Já Paes (2003, p.14) afirma que o “lar é o lugar que Deus planejou para que, ali, as pessoas tenham supridas suas carências emocionais, seja no relacionamento entre homem e mulher ou entre pais e filhos”. O lar é apresentado como um lugar de alegria, de cuidado, de amor e de desenvolvimento físico, emocional e espiritual, onde as pessoas deveriam desenvolver relacionamentos bonitos e saudáveis.


"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família."
Léon Tolstoi

PAULO MIGUEL AGUILAR

continua...