CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

23 outubro 2012

10 - PAIS E FILHOS: Falta de espiritualidade no lar

                    




1.3.1.2. Falta de espiritualidade no lar

Paes chama a atenção para o fato de que na Bíblia, em especial no Antigo Testamento, uma das principais tarefas dadas por Deus aos pais era a de educar e ensinar aos filhos a palavra de Deus (conforme Dt 6:4-9). Entretanto isso está sendo deixado de lado pelos pais. Paes afirma que “a falta de espiritualidade nos lares está desintegrando a família. Não há lugar e nem tempo para a leitura da Bíblia, meditação e oração” (p.109).
 Collins (p. 179,181), também cita que uma das causas dos problemas enfrentados por pais na criação dos filhos seria “minimizar ou exagerar a importância dos aspectos espirituais”, destacando que mesmo que livros de psicologia quase nunca reconheçam a importância das bases bíblicas para o desenvolvimento das crianças, os escritores bíblicos destacam tal importância. Ele chama atenção para o Salmo 78.1, onde cita que “os filhos devem receber instrução espiritual para aprender a depositar sua fé em Deus, lembrar de sua fidelidade e não se tornarem desobedientes, teimosos ou rebeldes”. Se por um lado a ausência de instrução bíblica é nociva, igualmente nociva será uma doutrinação rígida.
Keefauver falando sobre o fato de que pais têm deixado os princípios bíblicos para segundo plano, destaca que em muitas famílias: 
“O casamento e a educação dos filhos de acordo com os princípios bíblicos perderam seu lugar de importância. Maridos e esposas envolveram-se tanto com seu próprio trabalho, que relegaram um ao outro e os próprios filhos a um segundo plano. Com isso os valores bíblicos não são transmitidos aos filhos, que crescem sem referencial e sem esteio e acabam tomando para si os valores culturais transmitidos pela mídia” (Keefauver 2005, p. 33).
Sobre o assunto a professora Dulce Consuelo Purim, em um artigo no site click Família escreve um artigo sobre o Valor do Culto Doméstico, onde relata: 
“Essa é a realidade do resultado da enquête feita pelo Ministério OIKOS em seu site (clickfamilia.org.br) sobre: ‘Na sua família há o hábito de realizar o culto doméstico?’  Eis os resultados em percentuais: Todos os dias: 12,6% ; uma vez por semana: 9,7%; uma vez por mês: 2,3%; raramente: 34,2%; nunca: 41,3%.É disparado o percentual dos lares que o realizam raramente ou nunca” (Purim, 2008).

Com certeza tal relato não é apenas a situação daqueles que visitam o site, mas tem sido a grande realidade na maioria dos lares, e também dos que se dizem cristãos, o fato de que Deus e os princípios bíblicos estão ficando em segundo, quando não em ultimo plano na vida familiar. 


"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família."
Léon Tolstoi

PAULO MIGUEL AGUILAR


CONTINUA...