CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

23 outubro 2012

13 - PAIS E FILHOS: Influências




1.3.1.5. Influências


Paes (2005, p. 110) lembra algumas coisas que influenciam diretamente a vida dos filhos, por exemplo: em muitas famílias a TV tem se tornado uma “babá  eletrônica”, filhos passam horas diante dela assistindo a diversos tipos de programas, é isso é um perigo para a educação infantil. Muito dessa programação está trazendo para dentro do lar padrões, conceitos e ideais que não são compatíveis com a vida familiar e com os ensinos bíblicos. Além de influenciar na linguagem e nos costumes, e por induzir a violência, desrespeito, e comportamentos imorais e pecaminosos. 
Collins lembra que geralmente os problemas familiares vem de fora, destacando que por exemplo, “a televisão praticamente acabou com a comunicação em muitos lares, tomou o lugar da convivência familiar e apresenta programas, que quase sempre, mostram uma visão muito negativa da família” (p.518).
Paes (p. 111) também fala da “Influencia perigosa dos videogames, da música e da literatura”. Poucos pais param para observar o que seus filhos estão jogando, ouvindo ou até mesmo lendo. Há muito conteúdo satanista, e de ocultismo, outros que incitam a violência e até uso de drogas, que criam fantasias na mente das crianças levando a comportamentos agressivos e errados.
Há ainda as influências físicas, como doenças graves ou prolongadas, hospitalizações, cirurgias, etc. que geram sentimentos como ansiedade, retrai-mento  ressentimento em relação aos pais, medo e outras reações psicológicas. Se “enfrentar uma doença é difícil para qualquer um, mas é particularmente difícil para uma criança.” (Collins 2004, p. 180).


"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família."
Léon Tolstoi

PAULO MIGUEL AGUILAR

CONTINUA...