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23 outubro 2012

8 - PAIS E FILHOS :O problema de Relacionamento entre pais e filhos: Algumas Causas e conseqüências

                                             


1.3 O problema de Relacionamento entre pais e filhos: Algumas Causas e conseqüências.

1.3.1. Causas
Quais os motivos que tem levado à tão grande problema de relacionamentos entre pais e filhos? Poderia se afirmar que tais problemas ou desajustes familiares ocorrem por motivos mais diversos tais como: o desrespeito de cada uma das pessoas em relação à outra, a ausência de diálogo; a frieza da vida conjugal e a falta de amor, compreensão, afeto, e tudo isso tem contribuído, para a dissolução da estrutura familiar, afetando diretamente os relacionamentos.
Muitos pais têm em mente que basta suprir as necessidades físicas dos filhos: alimento, vestes, dinheiro, presentes, etc. enfim dar-lhes uma vida confortável que serão felizes. Mas e quanto às demais necessidades: espirituais, emocionais e morais? E quanto aos princípios, valores, limites e modelos que os filhos precisam para ter um desenvolvimento saudável, e assim buscar por relacionamentos saudáveis com os pais e demais pessoas? 
Poderia se ainda colocar a culpa na genética, e afirmar que as causas dos problemas de relacionamentos entre pais e filhos são hereditárias. Mas esse trabalho não pretende analisar essa questão, antes visa chamar a atenção para algumas questões práticas do relacionamento do dia a dia de pais e filhos. 
Seria fácil colocar toda a carga da culpa sobre os filhos e dizer que eles é que tem se tornado desobedientes, desrespeitosos e ingratos para com os pais. Como afirma Paes: “É muito difícil ver os pais refletindo sobre a parcela de culpa que eles mesmos têm no comportamento do filho. Nunca perguntam por que meu filho é tão agressivo? Por que tem uma linguagem tão obscena? Por que é tão desobediente?” (p. 108). 
Para Moura (p. 253) “Na família, o comportamento de um membro está relacionado com o comportamento de outros membros e assim, se uma criança é considerada desviante, uma explicação do seu desvio se encontra na inter-relação comportamental existente entre os membros da família”. A autora ainda destaca que se uma criança está apresentando problemas, geralmente é porque ela não sabe como enfrentar esse problema e nem como expressar seus sentimentos. Dessa forma ela começa a apresentar um comportamento através do qual busca se adaptar, ou mesmo tentar resolver da melhor forma possível a situação que enfrenta. Sem saber o que fazer, ela tenta afastar as pessoas, por vezes agredindo ou se isolando, porque não quer sofrer mais ainda com a situação. Conforme afirma: “As crianças dão sinais comportamentais claros de que alguma coisa está errada com elas ou que algo está incomodando: comem demais, são sensíveis, retraem-se, vão mal na escola, tem explosões e acessos de raiva, agridem irmãos e coleguinhas, tem freqüentes dores de cabeça, de barriga, etc.” (p. 253).
Mack (2001, p. 90) lembra que muitos problemas de comportamento e de atitude dos filhos podem ser apenas reflexos de três fatores: problemas pessoais dos próprios pais, problemas conjugais ou descaso quanto às orientações bíblicas para os pais.
Moura (p. 149) chama a atenção para o fato de que toda criança segue dois princípios básicos de aprendizagem que são: 1) “aprendizagem por observação de um modelo se comportando”; sendo que esse modelo se dá pela imitação, onde a criança observa e imita um modelo, que podem ser pais, professores e colegas. 2) “aprendizagem pelas conseqüências que o comportamento produz no ambiente ou no comportamento de outras pessoas”. Podendo ser reforçado ou enfraquecido pelos pais, e pelas conseqüências que traz para a criança. Se a conseqüência é física ou algo desagradável, com certeza o comportamento será enfraquecido, mas se produz risos ou satisfação para a criança, ele pode ser fortalecido. 
Moura também lembra que quando os pais percebem que o filho está tendo problemas de comportamento, na maioria das vezes, “ou os pais estão dando modelo do comportamento inadequado e não estão percebendo, e/ou eles estão valorizando, também sem perceber, o comportamento que querem que o filho deixe de apresentar” (p. 251). O que muito acontece é que os pais por vezes não fornecem o modelo de comportamento que estão exigindo dos filhos, e devido a isso nenhuma correção ou repreensão fará efeito, por que o exemplo fala mais alto do que suas palavras. 
Para citada autora, “os pais são os principais agentes promotores tanto das dificuldades quanto do bem-estar emocional e comportamental de seus filhos pequenos, devido a grande influência que exercem sobre eles neste período de vida” (p. 257). Ao refletir sobre essa questão pretende-se analisar algumas das principais causas que tem contribuído para o surgimento de problemas entre pais e filhos.



"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família."
Léon Tolstoi

PAULO MIGUEL AGUILAR


continua...