CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

23 outubro 2012

11 - PAIS E FILHOS: Falta de disciplina e de limites





1.3.1.3. Falta de disciplina e de limites

 “Filhos precisam ter limites em seu comportamento. Crianças sem limites serão adultos problemáticos” (Paes 2005, p. 110). Entretanto muitos pais não aprenderam, ou não conseguem dizer não aos filhos. Tornam-se permissivos demais, o que leva a criança a achar que todas as suas vontades devem ser feitas, que o choro e a birra são suas armar para conseguir o que desejam, e que os adultos estão ali a serviço dela. Dessa forma irão crescer sem limites e achando que podem fazer tudo o que desejam. 
Nesse sentido Collins lembra que: “algumas famílias quase não tem regras; isso pode causar confusão, principalmente na cabeça das crianças. Outras têm regras tão rígidas que sufocam o crescimento individual de seus membros” (Collins 2004, p. 516). Ainda segundo o autor o excesso de regras é comum nas famílias cristãs, que por vezes tem regras tão rígidas que impedem a flexibilidade e até o desenvolvimento saudável da pessoa. 
Nos dias que esse trabalho está sendo realizado, um fato choca o país, quando um jovem faz refém sua ex-namorada e uma amiga, por mais de cem horas, e o caso termina em tragédia com o rapaz matando uma das jovens e ferindo a outra. Algo muito importante foi escrito sobre o caso por uma professora de psicologia, Doutora Maria Isabel Alves, onde numa apresentação elaborada pelo Professor Jorge Pétrus denominado: “O não de Eloá”, a citada autora chama atenção para o fato de que o mundo está carente de pessoas que sabem dizer não, no artigo é descrito assim: 
Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças (...) Os pais dizem, 'não posso traumatizar meu filho'. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos (....) Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes não crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá (e a vida dá muitos) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias.” (Alves 2008).


"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família."
Léon Tolstoi

PAULO MIGUEL AGUILAR

CONTINUA...