CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

23 outubro 2012

14 - PAIS E FILHOS : Traumas psicológicos















1.3.1.6. Traumas  psicológicos

Collins também destaca como outra causa os maus tratos psicológicos. Há pais que talvez nunca machuquem fisicamente os filhos, mas abusam deles psicologicamente. Em muitos lares filhos, tem sido rejeitados, criticados em excesso, humilhados, ameaçados, nunca recebendo amor, o que os leva a terem problemas pessoais ou ainda comportamentos que irritam seus pais. Segundo ele “especialistas em desenvolvimento infantil tem alertado para efeitos nocivos da superproteção, da permissividade excessiva, do rigor exagerado e excesso de preocupação com detalhes mínimos” (Collins 2004, p. 180) gerando assim ansiedade e insegurança nas crianças. 
Ele lembra ainda que talvez os pais não façam isso intencionalmente, mas por  sentirem-se confusos ou oprimidos pelo comportamento dos filhos, não percebem as necessidades dos filhos e não sabem como agir. Dobson (2006. p. 89) lembra que “A tentativa de controlar as crianças usando demonstração de raiva e explosões verbais é a abordagem menos eficaz á educação, além de não funcionar, ela ainda piora as coisas... infelizmente, a maioria dos adultos quando frustrados adota justamente essa abordagem para educar filhos.” 
Instabilidades no lar também provocam problemas no relacionamento pais e filhos. Toda criança precisa de um lar onde haja respeito, carinho, afeto, harmonia, e modelos sadios para seguir, para ter um desenvolvimento sadio. Segundo Collins (p. 180) quando os pais não sabem lidar com os problemas, seja no trabalho e na relação matrimonial, faz com que os filhos se sintam ansiosos, culpados e irritados. Por vezes ainda sentem-se esquecidos, vivem com medo de serem abandonados, física ou psicologicamente, ou precisam tomar partido do pai ou da mãe. Isso leva os filhos a terem um mau comportamento, mais como um grito de socorro, que indica problemas no lar, do que realmente ser uma criança desobediente ou rebelde.


"A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família."
Léon Tolstoi

PAULO MIGUEL AGUILAR

continua...